Ai galera, resolvi criar esse blog, visando postar ideias de atividades com propósito. Atividades para integração e organizações diversas. Espero receber ideias pois assim poderemos melhorar os eventos de nossas alas.

Beijos a todos.

quinta-feira, 22 de julho de 2010


A PONTE
Deve-se preparar o local previamente, sem que os participantes vejam, pois terão que ser colocado uns jornais velhos, uma, somente uma vara comprida que dê para atravessar as três divisões que será feito.
Divide-se o salão em três partes
Na primeira parte ficam todos os integrantes da atividade,
O dirigente vai explicar o seguinte:
- Vocês estão numa floresta, a noite está chegando
- Vocês não poderão dormir nessa floresta, pois os animais da noite logo começarão a aparecer
- Vocês podem ficar aqui e perecer ou atravessar esse rio cheio de piranhas famintas e chegar ao outro lado que é a cidade
- caso optem por atravessar o rio vocês poderão usar os recursos da selva para ajudá-los, porém não será possível repetir a idéias do outro.
(não pode falar para os integrantes, mas a única coisa que poderá ser usada por todos juntos é a ponte caso alguém tenha idéia, porque é algo fixo, mas barco, jangada, tronco de arvore... não tem como ser usado por duas ou mais pessoas, ah! A ponte só poderá ser feita pela vara comprida, o jornal ou até mesmo cadeiras não dá para fazer a ponte)
Quem atravessar e cair no rio ficam lá mesmo, podem sentar no chão e esperar, pois tudo terá significado no final.
Se vocês notarem que a atividade está ou vai demorar estipulem um tempo para finalizar, abaixo vai o significado (por exemplo: 10 minutos para todos atravessarem):
- a floresta é o mundo e todos estão misturados, inativos, não membros e membros da igreja.
- o rio de piranhas significa os obstáculos que temos que enfrentar para estar firmes na igreja
- a cidade significar a igreja
- as pessoas que conseguiram sozinhas atravessarem o rio significam aqueles que vão à igreja todo o domingo, que participam de boa vontade, significa também aqueles voltaram para igreja, sozinhos ou que conheceram e aceitaram a igreja sem muito esforço dos missionários e membros
- as pessoas que caíram no rio são aquelas que até tentaram voltar à igreja, mas se perderam no caminho, pois estavam sozinhos, também aquelas que por viverem mornas na igreja caíram, pois não tiveram ajuda, amigos, fé...
- aqueles que tiveram a idéias de construir a ponte são aqueles membros que pensam no evangelho, e se deixaram ser ponte, lê-se o poema abaixo:

“Quero ser ponte”
Senhor nasci para unir,
Sirvo para unir
Vivo para unir.
É a minha missão e meu segredo Senhor.
Que maravilha a missão da ponte,
Quero também ser ponte,
Ser ponte para unir os homens entre si,
Unir os desunidos,
Unir os corações.
Quero também ser ponte, Senhor,
De tantos homens que por mim passarão.
Quero ser ponte.
Que eu nunca seja uma muralha que separa,
Mas sempre uma passagem para que os homens possam chegar até você.” (anônimo)

Essa pode ser usada:
Treinamento de liderança
Encontros de professoras visitantes
Atividades de motivação da ala

Todos os participantes recebem um balão (bexigas), o organizador explica que todos devem encher seus balões (bexigas) e encaminhar-se para o centro do salão.
Todos deverão, simultaneamente, jogar os balões para o alto, sem deixá-los ir ao chão, deve-se explicar também que não devem ficar preocupados quando os balões se misturarem o importante é todos se ajudarem para não deixar os balões caírem.
Aos poucos o organizador vai retirando as pessoas que não tem chamado de liderança, depois os professores, depois conselheiros até que possam ver que os balões estão caindo e os poucos que ficaram não estão conseguindo mante-los no alto, por fim pede-se para os outros voltarem e ajudar a manter os balões no alto.
Pede-se para todos sentarem
Pede-se para alguns dos líderes que ficaram na brincadeira no final, falarem rapidamente o que sentiram quando ficaram lutando sozinhos para manter os balões no alto
Ao final explica-se que a obra do Senhor é para ser feita por todos, não somente pelos líderes, cada um de nós é parte importante nessa obra, e não podemos desanimar.

“PROJETO O ANJO AMIGO”


Reúne as pessoas que querem participar, pode ser feito numa organização, coloca-se o nome de cada um (a) para sorteio, como se fosse um amigo secreto. Durante um mês as pessoas irão presentear a pessoa que tenha tirado, porém de forma que ninguém descubra, pode ser mandados recadinhos no domingo, ou pode ser deixado na caixa de correios da residência, pode-se também, solicitar a alguém (de confiança) que não esteja na brincadeira para entregar o mimo, enfim, vai da criatividade de cada um.
Ao final de um mês, faz-se uma reunião especial onde cada participante levará uma lembrancinha bem simples, e trocarão, lembrando que todos deverão levar todos os mimos e cartas recebidas nesse período. Fecha o projeto com uma confraternização da amizade.
Espero que gostem.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Essa é uma esquete sobre obediência, pode se modificado o nome (pode ser Juca) coloquei uma moça com preguiça de ir a mutual, mas pode ser colocado uma mulher que não quer fazer visitas de professora visitante, por ex4emplo. Essa é a idéia, cada um adapta de acordo com a necessidade.Espero que gostem.

O bem e o mal


BOA CONSCIENCIA: Oi! Eu sou a sua boa consciência e estou dentro de você, represento os seus bons pensamentos. Eu sou aquele lado da sua mente que só aconselha fazer boas escolhas, se você seguir corretamente meus conselhos, jamais se perderá.

MÁ CONSCIENCIA: Ah! Ah! Ah! Eu sou a má consciência, também estou dentro de você, sempre irei aconselhá-la a fazer o que o mundo quer. Sempre sou o do contra, adoro ver os homens errarem, já consegui convencer muitas pessoas a desviarem-se do caminho certo. Odeio o que é certo, ahhh (cospe).

BOA CONSCIENCIA: e essa é a Joana, a Jo, ela está passando por um grande dilema, SER OBEDIENTE E SERVIR NA IGREJA. A Jô é viciada em computador, internet, só que ao conhecer a Igreja verdadeira ela começou a participar da Organização das Moças e aos sábados tem mutual e ela está indecisa se vai para mutual ou se fica teclando com os amigos na internet. (vira-se para joana e fala) A mutual Joana, não esqueça.

JOANA: Ah! Daqui a pouco terei que ir para mutual, mas já estou morrendo de preguiça, o sol ta tão quente, bem que podia chover, assim já seria um motivo pra ficar em casa e teclar com meus amigos, e hoje aquela pessoa vai acessar a net.

MÁ CONSCIENCIA: é assim que se fala Joana, você está certíssima...

BOA CONSCIENCIA: nem pense nisso Joana, pense como será edificante encontrar suas colegas da igreja, participar de uma bela atividade, não deixe que o mal interfira nas suas escolhas, ele só quer te fazer regredir Joana.

JOANA: é, realmente é isso mesmo, vou me arrumar

MÁ CONSCIENCIA: nãaaaao! Você vai perder seu tempo, pense bem, eles vão ensinar coisas que você já sabe fazer mesmo, nem liga pra isso, aproveita a tua juventude joana, não vai a mutual

BOA CONSCIENCIA: Vai Joana, vai a mutual

MÁ CONSCIENCIA: não vai

BOA CONSCIENCIA: Vai Joana,

MÁ CONSCIENCIA: nãaaaaooo vaiiiii

JOANA: quer saber vou é me deitar um pouco, depois vou ver meu e-mail, meu orkut.... é isso mesmo (fala pensativa)

BOA CONSCIENCIA: nãaaooo! Joana, na mutual você tem a oportunidade de se aproximar mais de suas amigas da Organização das moças, tem a oportunidade de conhecer a vontade do Senhor para sua vida através dos hinos e mensagens, tem a oportunidade de aprender fazer algum tipo de arte ou cozinhar, e pode se preparar para ter uma familia eterna. Se você ceder ao mal, se tornará fraca, e se afastará do Pai Celestial. Pense nisso.

JOANA: é você tem razão, o que eu tenho feito? Deixo de participar, deixo de servir, deixo de adorar e busco coisas que não edificam, que não me elevam.
Sai pra lá coisa ruim (grita), de agora em diante terei coragem, coragem para servir a Deus através do meu próximo, coragem para dizer não a preguiça, a vergonha. Vou ser outra pessoa, bem melhor do que sou. (vai empurrando o mal para fora do palco)

BOA CONSCIENCIA: é assim que se fala

JOANA COMEÇA A SE ARRUMAR E QUANDO ESTÁ PRA SAIR ENTRA A MÁ CONSCIENCIA

MÁ CONSCIENCIA: Psiu! Ppppsssiuuuu!!!! Joana, Joaninhaaaa!!! Vamos assistir alguma coisa animada na tv?

JOANA: Nãaaaoooo!!!!! A partir de hoje, estarei armada com todas as armaduras do Senhor, pois assim poderei ser exemplo em todas as coisas, faça o mesmo e o mal não terá poder sobre sua vida nunca mais.
Venha e faremos parte da tropa que combate o mal, e marcharemos juntos ao encontro do Senhor.


JOANA E BOA CONSCIENCIA: TENHA CORAGEM PARA SERVIR.

* pode ser cantado um hino para finalizar, depois fazer um debate sobre as desculpas usadas para não se fazer a obra do Senhor...
Cronograma para integração da Obra Missionária
Hino:
Oração:
Mensagem:

Brincadeiras:Explicar que como é uma integração da obra missionária, então o tema das brincadeiras será obra missionária.

1ª brincadeira: Resgate (porque temos a responsabilidade de resgatar os irmãos que estão afastados)

* Coloca-se um balão de aniversário, aquele bem grande, cheios de papeis picados ou confetes misturados a balas ou bombons, os participantes deverão procurar o máximo de balas possível em um curto espaço de tempo, significando urgência em resgatar todos os afastados. Os bombons deverão ser retirados um a um deixados na equipe e volta-se para pegar outro...

Para essa brincadeira escolhem-se crianças, orientando que crianças também podem fazer o serviço missionário.

2ª brincadeira: Falar do evangelho para todos (o campo já está branco)
* Espalha-se nomes de pessoas na parede (eu espalhei na cortina do palco), escolhe-se participantes que com os olhos vendados deverão coletar o maior número possível de nomes, significando que não temos que escolher para quem falar do evangelho, temos apenas que falar. Os membros da equipe devem orientar os representantes pois estes não poderão enxergar.

Para essa brincadeira, escolhem-se jovens, para mostrar que a obra missionária também pode pelos jovens.

3ª brincadeira: Cuidar uns dos outros (aperfeiçoamento dos Santos)

* faz-se caixas ou tijolos com dizeres pregados, coisas que os santos devem evitar depois de conhecerem a verdade, escolhe-se participantes e com uma bola de futebol os participantes deverão atravessar o salão se desviando dos obstáculos.

* e depois deverão coletar os papeis com indicações de coisas que temos que fazer para não desanimar e nos manter firmes, esses papeis podem ser pregados no chão e os representantes das equipes deverão estar com os olhos vendados, sendo guiados apenas pelo grito da equipe. Lembrar que todas as equipes recolherão juntos os papeis, cabe ao representante estar atento as vozes da sua equipe.

Para essa atividade escolhe-se um casal, o homem para a parte da bola e a mulher para a parte dos papeis, para mostrar que a obra missionária pode ser feita com o casal.

4ª brincadeira: A família na obra missionária
* faz-se um circulo, dá-se um buquê, que significa a obra missionária, ao som da música o buquê é passado de mão em mão, quando a musica parar, a pessoa que ficou com o buquê saíra do círculo com toda sua família, e aguardará o final da brincadeira, esse procedimento deverá ser repetido pelo menos quatro vezes, depois todos voltam para seus lugares e serão presenteadas as famílias que ficaram co o buquê, lembrando que quem deixar a cair pagará prenda, porque a obra missionária deve ser bem cuidada.

A premiação será a seguinte:
- presentearei alguém com um livro de mórmon
- entregarei cinco cartões da amizade na área da minha ala
- prestarei um serviço a alguém
- darei uma referencia aos missionários


Todos deverão prestar testemunho sobre seu prêmio no primeiro domingo do mês.